12 de maio de 2009

Rally


Quando montei o blog pensei em comentar algumas aventuras vividas em provas de rally, nesse ano porém, por falta de recursos, estou meio que afastado das competições.
Portanto vou procurar relembrar algumas provas que ocorreram nesses 4 anos.
Para quem não conhece, o rally é uma disputa automobilística realizada geralmente por um piloto e um navegador. Há no Brasil basicamente 5 tipos de provas de rally:
1) Rally de regularidade carros 4 x 2 – são provas onde o que vale é a habilidade da dupla em manter a velocidade média nos trechos apresentados. O papel do navegador é de extrema importância, pois ele é o responsável por indicar os caminhos e cuidar dos equipamentos de navegação. Através da boa utilização dos equipamentos o piloto será capaz de manter dentro da velocidade programada para cada trecho. As provas são disputadas em estradas de terra, as quais chamamos de estradão, que são abertas ao tráfego normal e não apresentam maiores dificuldades para carros e pilotos.
2) Rally de regularidade 4 x 4 – é basicamente o mesmo tipo de prova que o regularidade 4 x 2 com a diferença de que as provas, além dos estradões, são muitas vezes disputadas em trechos onde a condução é muito difícil e que apenas um 4 x 4 consegue passar...As vezes nem o 4 x 4 passa. Trilhas sinuosas, trechos em rio, duna, erosões, canaviais, trechos de reflorestamento, subidas de montanhas por trilhas...Enfim, todo tipo de trajeto. As vezes recebemos a informação de que a média é realmente muito baixa e já sabemos que lá vem dureza pela frente...A dificuldade é grande para o piloto e também para o navegador que tem que estar constantemente corrigindo os equipamentos.
Foi nessa categoria que participei esses 4 anos.
3) Rally de Velocidade – esse é para feras! As duplas recebem com algumas semanas de antecedência, a planilha que contém as informações sobre a prova e de posse desse material eles vão até as estradas onde serão realizadas as provas para fazer o chamado levantamento. O levantamento consiste em obter o maior número de informações sobre o trajeto, onde os carros passarão na maior velocidade possível. Essas provas são feitas, geralmente, em estradas de terra que são fechadas ao tráfego nos dias de competição.
Quem já teve a oportunidade de assistir as provas do Brasileiro ou do WRC na televisão, sabem a velocidade que esses caras andam.
4) Cross- Country – esse era o meu sonho. Mas para isso vc precisa de patrocínio ou ser muito, mas muito rico!
São provas onde quem ganha é a dupla que fizer o trajeto no menor tempo possível assim como no de velocidade, porém o percurso só é conhecido no momento da largada. Ou seja, piloto deve acelerar o carro no limite e confiar na habilidade do navegador em cantar precisamente todos os trechos e informações da planilha. Deve ser muito difícil. Para quem é um apaixonado por esse esporte como eu, vale a pena assistir os DVDs do Rally dos Sertões.
O carro tem que ser preparado para competição, o que encarece demais a participação. Além disso, a manutenção é cara porque a cada prova é necessário trocar várias peças do carro.
Quem sabe ganho na Mega-Sena, ou tento na próxima encarnação....
5) Rally de Aventura – Essa é uma prova que a Mitsubish vem organizando há alguns anos e que chama Mitsubish Outdoor. Consiste em duas equipes divididas em 2 carros e que recebem um mapa com o posicionamento de onde estão e onde devem chegar. Ao longo do trajeto escolhido existem diversas provas de aventura (mountain bike, rapel, natação, corrida, etc) e cada prova cumprida dá um número de pontos às equipes. Ganha quem fizer mais pontos.
Esse tipo de prova tem atraído muitas famílias porque dá a oportunidade de todos participarem ativamente

2 comentários:

  1. Jag skulle vilja säga till alla läsare av denna blogg att Andrew är en bra pilot. Jag är bara sorgligt att veta att han är Bambi. Gud spara grön och vit i Parque Antarktis.

    Ari Vatanen

    ResponderExcluir
  2. Luulin, että minulla oli ruotsi, mutta en vain todeta, että olen suomalainen ...

    Ari Vatanen

    ResponderExcluir