23 de janeiro de 2009

Começou o Paulistinha




Ontem tivemos o encerramento da primeira rodada do Paulistinha....Ah que saudades do Paulistão! Aquilo sim que era campeonato...Turno e returno, final em melhor de três.
Além dos 4 grandes, o campeonato sempre trazia times de menor expressão mas que sempre montavam times fortes para a disputa do mesmo: a Portuguesa de Enéas, Dener , Zé Roberto, o Guarani de Careca, Zenon, Amoroso e Edilson, a Ponte de Oscar, Polozzi, Dicá, Carlos, O Botafogo de Sócrates e Raí, o Juventus de Ataliba, A Inter de Limeira de Kita (He,He desculpe a ironia palmeirenses)
Dos times grandes os inesquecíveis: Waldir Perez, Chicão, Serginho Chulapa, Renato (pé-murcho), Zé Sérgio, Zé Teodoro, Raí, Dario Pereyra, Muller, Silas, Pita, Sócrates, Palhinha, Geraldão, Luiz Pereira, Jorginho, Leivinha, Jorge Mendonça, Zetti, Ronaldo ( o goleiro), Pedro Rocha. Juarí, João Paulo, Ailton Lyra, Nelsinho ( o lateral direito que hoje é técnico), Terto, Edu Bala, Biro-Biro, Casagrande, Neto, ..
Esses são os que eu lembro ter visto jogar, mas ainda tinha: Pelé, Ademir da Guia, Rivelino, Gérson, etc, etc, etc.....
Lembro de ouvir no rádio do carro do meu pai a disputa de pênaltis entre São Paulo e Portuguesa na decisão de 1975. Foi a primeira vez que entendi o que é ser campeão
Hoje em dia, entretanto, o campeonato não traz a menor emoção... Os times não estão focados no campeonato. É óbvio que se algum grande chegar à final e for campeão, haverá comemoração, mas para quem perder as conseqüências não serão tão graves.
Exceção feita a alguns times, que não ganham nada faz tempo, e farão de tudo para ser campeão e diminuir dessa maneira a sua mediocridade... Assim como fez o Palmeiras no ano passado, onde precisou usar gás na partida decisiva para derrotar o São Paulo...
Por essa lógica, os grandes favoritos para a conquista do título são: Corinthians e Santos. O Corinthians que quer provar a si mesmo que a conquista da série B não foi um fato isolado, porém poderá tropeçar no calendário da Copa do Brasil. O Santos que não disputa nada além do Paulista, é que tem a obrigação de fazer um grande campeonato.
São Paulo e Palmeiras deverão ter foco total na Libertadores porque apesar de ambos serem fortes candidatos ao título, imagino que a disputa será uma das mais disputadas dos últimos anos.

Um comentário:

  1. O Paulistão deixou mesmo muitas saudades.
    Não apenas os grandes eram maiores, como os médios eram muito bons e havia vários pequenos realmente encardidos. Era dificil voltar de Rio Preto sem perder do América, por exemplo. O Comercial de Ribeirão Preto, que nem sei se existe ainda, era outro osso duro. A disputa era equilibrada e dificil, e acho que isso tornava o Paulistão uma grande conquista. Eu nem iria tão longe no tempo, há uns 10 ou 15 anos ainda era assim. Mas o tempo...
    Hoje virou mesmo um Paulistinha, e eu concordo com Vc quanto à mediocridade, inclusive do meu Palmeiras no ano passado que ficou muito aquém do esperado. Agora temos só uma pré temporada com jogos pseudo oficiais, que servem para preparar o time para coisas mais importantes - Libertadores e Brasileirão, que é o que realmente importa.
    Agora, essa chorumela bambei irrita um bocado. O bambicida não teve nada a ver com a derrota bambi no Palestra Itália, e sim a indigestão do bambi mor-ceni pelo peru engolido inteiro ainda no primeiro tempo. Talvez o único dano real tenha sido a TV de plasma do presidente bambi, que as ratazanas em correria podem ter derrubado... estragou o portentoso equipamento???? :)
    Abs.

    ResponderExcluir