7 de outubro de 2009

Motivação



O maior desafio de um líder é saber como motivar sua equipe. Eu já estive lá e sei que não é uma tarefa fácil, porque em primeiro lugar vc tem que liderar diversas pessoas, com diferentes expectativas e situações de vida. Lidar com aspectos técnicos é extremamente fácil quando comparado ao relacionamento humano. A maioria dos líderes entendem que a remuneração é o principal fator de motivação.
É um erro comum, obviamente remuneração é importante, muito importante, mas não é o ponto principal. Há muitos outros aspectos que devem ser trabalhados em uma equipe para que a mesma seja motivada e que traga bons resultados.
Não estou aqui tentando ser alguma espécie de guru, mas eu diria que um dos fatores mais importantes para vc motivar a sua equipe é o RESPEITO. Através do respeito no relacionamento com seus subordinados, com seus pares, com seus clientes, seus concorrentes e com seus superiores vc conseguirá obter o respeito de todos eles e como consequência a vedadeira liderança. Não aquela que advém pelo fato de vc possuir um cargo maior, e sim a liderança pelo respeito...Daí, meus amigos o resto é fácil....Vc ao respeitar e ser respeitado, descobrirá como melhor motivar cada uma das pessoas que te cercam.
Isso eu posso atestar, porque quando estive lá como líder, eu passei por provavelmente uma das maiores dificuldades que um líder pode enfrentar e mesmo assim consegui enxergar o respeito nos olhos de cada um de meus funcionários. Tanto foi assim, que muitos deles que hoje já estão melhores situados profissionalmente do que eu, ainda demonstram muito respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário