15 de fevereiro de 2009

Genial / Irracional



É genial essa frase do Dr. Drauzio Varella! E ao lê-la não pude pensar em situações semelhantes a essa. Tudo bem, cada um usa o seu dinheiro onde quiser, eu mesmo tenho minhas manias e aposto que os leitores as acham um desperdício...O que leva uma pessoa viajar centenas de quilometros para dirigir durante horas em estradas de terra, tentando ser o mais regular possível? Quanto gasto de dinheiro para um prazer efêmero.

Se pararmos para pensar que muitos dos gastos que o ser humano realiza não são para atender necessidades básicas e sim atender os seus caprichos, chegamos a conclusão de que ainda pode haver esperança.

Quanta desgraça poderia ter sido evitada, se o ser humano não quisesse sempre mais e mais. Mais dinheiro, mais poder, mais fama, etc.

Quantas vidas teriam sido poupadas, se o ser humano evitasse ser dominado por aqueles que querem sempre mais e para isso realizaram guerras, mataram gente inocente. Há ainda o empresário sem escrúpulos que passa por cima de tudo e de todos para conquistar aquilo que deseja, deixando um rastro de destruição na vida das famílias que eles passaram por cima.

Toda empresa pensa em crescer, em aniquilar seu concorrente...Para que? Para criar valor para seus acionistas, é o que será lido em qualquer livro de finanças. E as que ficam para trás?

Parte de seus empregados são absorvidos por outras atividades, outros ficam desempregados e outros seguem para a marginalidade.

Quando eu digo que há esperanças é porque um dia, o ser humano poderá perceber que valerá mais a pena utilizar parte dos seus vencimentos para causas mais nobres como buscar a cura para determinadas doenças ou acabar com a fome no mundo do que comprar luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário