8 de fevereiro de 2009

Marketing x Estatística


Quem me conhece sabe muito bem o que eu penso de marketing...Existe o bom marketing que é aquele que traz ao conhecimento dos consumidores as qualidades do produto. Porém, existem aqueles que tratam de ressaltar algumas qualidades, sem expressar os defeitos...É o famoso discurso "vendedor"

Quem já estudou estatística sabe que é um assunto complexo que não se limita apenas a Média Aritmética, Média Ponderada, Variância, Desvio Padrão, Covariância, Correlação, entre outros.

Agora, utilizar a "estatística" como instrumento de marketing já é demais.

Escutamos a semana inteira que o Palmeiras tem 100% de aproveitamento, e todo um marketing foi feito sobre isso. É o discurso vendedor em prática! Ningúem conta que essa estatísitca foi montada em 4 jogos do paulistinha e em dois jogos da libertadores contra o poderosíssimo Real, não o Madrid e sim o Potosi. Preciso chamar 3 ou 4 vizinhos que não estavam na piscina agora de manhã para completar 11 de um time, e provavelmente faremos um bom jogo contra eles.

Não estou dizendo que o Palmeiras não seja um bom time, eles contrataram reforços importantes e que na mãos do Wanderley Luxemburgo poderão dar bons resultados para a sofrida torcida palmeirense, mas daí acreditar no dicurso da imprensa que os rotulam como o grande time da temporada, já é demais.

Repito, todos os times brasileiros tem totais condições de fazer um grande papel na Libertadores. O tempo tratará de mostrar quem está certo.

3 comentários:

  1. André, eu vou escrever um post sobre esse Palmeiras de 2009 em breve, estou esperando mais alguns jogos embora já tenha opinião formada sobre vários aspectos. Eu sou super crítico em relação ao meu Palmeiras, Você sabe disso. Mas eu concordo em parte e discordo no restante sobre o que Você escreveu. Eu concordo que é muito cedo para avaliar o Palmeiras, o time é jovem demais, a temporada está só no começo, e os jogos realmente importantes ainda não aconteceram. Também concordo que o tal do Potosi era, no mínimo, ridículo, e até agora não enfrentamos ninguém. Também concordo que todos os brasileiros poderão fazer bonito na Libertadores. Eu destacaria o spfc e o Grêmio como favoritos, inclusive. Ambos são extremanente competitivos, provaram isso no ano passado, mantiveram seus times, sua comissão técnica e se reforçaram bem. Um pouco melhor o spfc, a quem atribuo uma enorme vantagem por isso. Até aí, estamos 100% de acordo. Mas eu não concordo que esteja havendo o marketing do mal (do qual somos ambos críticos ferozes) em relação ao Palmeiras. Há as notícias de sempre na dita "imprensa especializada" que num morno começo de ano em que só o paulistinha está rolando (concordo também com esse conceito) precisa buscar assuntos interessantes. Mas a postura do Palmeiras e de sua comissão técnica é de cautela, pés no chão, e de muito trabalho pela frente ainda. Condeno o marketing estúpido e mentiroso, só não acho que ele esteja sendo usado pelo meu Palmeiras nesse começo de ano. Não podemos confundir notícias e opiniões esportivas com marketing. Vamos esperar para saber se de fato o potencial vira resultado ou não. Eu diria que se as coisas continuarem a evoluir dessa maneira, o próximo choque-rei importante será de arrepiar! Abração.

    ResponderExcluir
  2. Flávio,

    quando disse marketing, não me referi ao Palmeiras e siam à imprensa que precisa fazer de tudo para tornar o campeonato paulista interessante. V|c sabe que acho esse Palmeiras um time forte, e que se o Luxemburgo não ofuscar as novas estrelas, será um grande candidato a ganhar tudo o que disputar esse ano.

    ResponderExcluir