Essa, é a taxa de negociação entre bancos (interbancário) que baliza a taxa de empréstimos da economia americana. Como primeira consequência, o banco Wells Fargo reduziu a taxa de empréstimos de 4% para 3,25% e os demais deverão seguir rapidamente. O objetivo é incentivar o consumo para tentar reaquecer a economia, evitando que a crise econômica aprofunde ainda mais. Além disso, eles esperam conseguir estabilizar os preços.
Está na hora do nosso COPOM promover a redução das taxas de juros brasileiras, é verdade que medidas estão sendo tomadas para a ampliação do consumo como a redução de impostos.
Precisamos também desonerar o setor produtivo e, gerar condições (i) para que as empresas financiem seu capital de giro evitando demissões, (ii) comecem a planejar a retomada de de investimentos na expansão de suas atividades a médio prazo.
Isso só ocorrerá com sinais claros da redução do custo do dinheiro que precisa ser realizada já na próxima reunião, sob pena de perdermos o ano de 2009 inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário